Informações

 

Informações básicas
Condicionamento de ar, segundo a definição técnica de aplicação, é o processo de tratamento de ar destinado a controlar simultaneamente a temperatura, a umidade, a pureza e a distribuição de ar de um meio ambiente. Existem aplicações muito especiais, nas quais até mesmo a pressão do ar ambiente pode vir a ser controlada.
Estes ambientes podem ser destinados tanto ao conforto humano ou animal, neste caso os sistemas aplicados são vulgarmente chamados de ar-condicionado de conforto, ou pode-se apresentar um ambiente destinado ao desenvolvimento de um determinado processo industrial ou laboratorial, e neste caso o sistema passa a ser chamado por sistema de ar-condicionado de processo.


Carga Térmica
Denomina-se carga térmica, a quantidade de calor a ser fornecido ou extraído do ar, para manter no recinto as condições desejadas. A carga térmica é o somatório de todas as formas de calor presentes num ambiente. É calculada utilizando informações sobre quantidade de pessoas, equipamentos gerador de calor (computadores, impressoras, etc), iluminação, metragem quadrada do ambiente.


Unidades BTU’s e TR’s
A quantidade de 1 Btu é definida como a quantidade de energia necessária para se elevar a temperatura de uma massa de uma libra de água de 59,5º F a 60,5º F, sob pressão constante de 1 atmosfera. Para se derreter a mesma massa de gelo, são necessários 143 Btu.
A unidade BTU mede a quantidade de calor presente em um ambiente fechado e que precisa ser retirada ou adicionada para atingir um conforto térmico. A sigla BTU significa Bristish Thermal Unit ou Unidade Térmica Britânica.
Equivalência BTU x TR: Temos que 01 Tonelada de Refrigeração (TR) equivale à 12.000 BTU’S.
Ex: Uma instalação de capacidade de 05 TR’s equivale à 60.000 BTU’S.


Principio de Funcionamento
O condicionador de ar tem como seu principal objetivo a climatização de ambientes para conforto térmico, gerando temperaturas agradáveis de modo a criar uma sensação de conforto térmico (aquecendo ou refrigerando). Também pode ser empregado para climatização específica em determinados ambientes em que o seu uso é indispensável, tais como: Processos produtivos, sala de máquinas, Laboratórios, subestações elétricas, CPD’s, etc.
O principio de funcionamento dos condicionadores de ar, nada mais é do que a troca de temperatura do ambiente, através da passagem do ar pela serpentina do evaporador que por contato sofre queda ou aumento de temperatura, dependendo do ciclo utilizado, baixando a umidade relativa do ar.
Em sistemas de expansão direta, quando alcançado a temperatura desejada se faz uma leitura através de um sensor (termostato) localizado no evaporador ou no ambiente em que este por sua vez desliga o compressor, fazendo com que o equipamento mantenha a temperatura. Havendo variação na temperatura ajustada o termostato aciona novamente o compressor que é responsável pela circulação do gás refrigerante dentro do sistema.


Tipos de sistemas disponíveis
Sistemas de expansão direta são aqueles em que o gás refrigerante é o responsável pelo resfriamento do ar injetado no ambiente, como ocorre nos aparelhos de janela, nos split’s, multisplit’s, e nos self’s a ar.
Sistemas de expansão indireta são aqueles em que o gás refrigerante resfria a água que circula pelo sistema, sendo esta a responsável pelo resfriamento do ar. Esse é o funcionamento das centrais de água gelada e dos self’s a água